IMAGEM PARA TROCAR

Enxerto de tecidos moles

O enxerto gengival é uma microcirurgia em que é transplantado tecido mole –gengiva livre ou tecido conjuntivo (a camada interna da gengiva) para cobrir o defeito no tecido mole. Normalmente este tipo de cirurgia é necessária para o aumento do implante dentárioou para cobrir defeitos provocados por doença periodontal ou traumatismo.

Os enxertos são colhidos da região do terceiro molar ou do palato e são transplantados para onde são necessários. Este tipo de intervenção cirúrgica é muito delicada sendo que são usados o mesmo tipo de lâminas que são usadas em oftalmologia e as suturas são muito finas. As suturas serão removidas 7 a 17 dias após a cirurgia. A maturação do enxerto demorará cerca de 4 meses, é por este motivo preferimos fazer o enxerto quando colocamos implantes assim, podemos sincronizar o tempo de cicatrização de ambos os procedimentos.

Perguntas Frequentes

A cirurgia é indolor, ela é realizada sob o efeito de anestesia. Após a cirurgia pode sentir alguma sensibilidade durante alguns dias.

Não. Poderá ter um ligeiro inchaço no local.

Não, mas recomendamos que marque este tipo de intervenção para o fim da semana para maior conforto para o paciente.

Apesar de fumar não ser uma contra indicação absoluta, é uma grande contra indicação. Recomendamos que os pacientes se abstenham totalmente de fumar ou que reduzam drasticamente o número de cigarros fumados. Os enxertos gengivais estão sujeitos ao mesmo tipo de precauções que os implantes dentários. Leia mais sobre o tipo de precauções a tomar aqui.