Tratamento de Doença Periodontal
A doença periodontal é uma doença crónica degenerativa que afeta o tecido adjacente aos dentes (gengivas, osso, ligamentos). O tratamento da doença periodontal tem como objetivo eliminar as causas da doença e travar a sua evolução. Uma vez que a doença tenha estabilizado, o objetivo será restaurar os danos através de vários procedimentos reconstrutivos.
Causas
A doença periodontal pode ter várias causas. Apesar de as bactérias serem a principal causa, uma série de diferente fatores podem agravar a doença. Estes fatores podem ser genéticos, habituais (fumar, má higiene, maus hábitos alimentares) ou dentários (raízes infetadas, maus tratamentos dentários, etc.).
Sintomas
Dependendo do estádio da doença, poderão ocorrer um ou mais dos seguintes sintomas:
- Gengivite (inflamação e sangramento da gengiva)
- Mau sabor e mau hálito
- Dentes móveis
- Retração gengival
Tratamento
70% dos casos podem ser tratados sem cirurgia. Para os restantes 30%, nos casos mais graves, o tratamento poderá envolver a extração dos dentes perdidos, implantes dentários, enxertos ósseos ou de tecidos moles, restauros em cerâmica cor-de-rosa ou uma combinação destes tratamentos.
Manutenção
A manutenção é muito importante e requer alterações no estilo de vida. Uma boa higiene é obrigatória bem como o uso de um irrigador oral. Os Check-ups (3 por ano) regularese uma limpeza profissional também são obrigatórios. Recomenda-se que deixe de fumar e que abandone os maus hábitos alimentares. Se seguir estas recomendações o prognóstico do tratamento será positivo.